Scientist on Computer

Introdução a cromatografia

Histórico

Separações químicas são críticas para quase todos aspecto de nossas vidas diárias, desde a energia que usamos até a medicamentos que tomamos.

O processo cromatográfico é um fenômeno observado pela separação de substâncias desde tempos remotos, com o filósofo Plínio citado como autor da separação em tecidos. Nessa separação foram utilizadas duas técnicas, o tecido era suspenso verticalmente e mergulhado em uma solução de corantes, penetrando o líquido entre as fibras, impulsionado pela tensão superficial o que gera a separação dos componentes da mistura.

A cromatografia como método surgiu no século XX, com os pesquisadores David Talbolt Day e Mikhail Tswett. Day era formado em química, e dedicou-se à exploração de petróleo, e verificou que o óleo bruto mostrava características diferentes conforme o tipo de local. Interpretou que essa diferença era resultado da retenção de alguns componentes do óleo durante um processo de "filtração" que ocorre no interior do solo.

Tswett era botânico e notabilizou-se por seus experimentos com pigmetos vegetais. Em suas análises, Tswett verificou que um extrato vegetal bruto era dividido em frações coloridas ao passar por uma coluna de óxido de zinco.

O termo cromatografia, criado por Tswett, etimologicamente, significa, Chroma  que é cor, e Graphein, que significa escrever.

A cromatografia é uma técnica versátil de separação de substâncias e por isso de grande aplicação. A grande variedade de combinações entre fase fixa e fase móvel, permitindo diversas configurações de sistemas cromatográficos.

O maior desafio da ciência da separação é entender e projetar sistemas complexos. Tremendos esforços foram feitos avanços no aumento da capacidade de uma espécies-alvo e na melhoria da seletividade para remoção de um componente de uma mistura binária. Contudo, os materiais de separação raramente têm o desempenho desejados quando são usados com misturas multicomponentes ou com alta espécies diluídas ou concentradas.

©2020 por Ciência Exata.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now